1 – Sistema ligado a rede elétrica

Figura 1
  1. Os painéis instalados no telhado captam a energia do sol e transformam em energia elétrica.
  2. O inversor converte a energia elétrica gerada pelos painéis em um formato idêntico ao fornecido pela distribuidora de energia.
  3. A energia é conectada ao quadro de distribuição para que para que ela possa ser utilizada em qualquer equipamento interno.
  4. O medidor de energia bidirecional mede tanto o consumo do local quanto a energia injetada na rede.
  5. A rede de distribuição absorve qualquer excedente de energia injetada e fornece energia à noite e nos momentos onde a geração está baixa.

Os painéis fotovoltaicos convertem a luz do sol em energia elétrica. O nível de radiação disponível em sua cidade irá determinar o potencial de geração de energia em sua propriedade.


Conversão

O equipamento chamado inversor converte a energia gerada pelos painéis, já deixando nos mesmos padrões exigidos pela sua distribuidora de energia. Não há necessidade de alteração nas suas instalações elétricas.


Compensação

Quando o consumo da sua propriedade for superior a geração, é possível receber energia adicional da distribuidora ou acumular créditos que podem ser utilizados no futuro.


2 – Sistema OFF GRID gerador com Baterias

FIGURA 2

USOS MAIS COMUNS

  • Eletrificação da casas, sítios e fazendas distantes da rede elétrica
  • Barcos, Trailers e Motohomes
  • Sistemas de emergência residenciais e comerciais
  • Sinalização marítima, de estradas e ferrovias
  • Telecomunicações em geral

A incidência dos raios solares sobre o Painel Fotovoltaico produz eletricidade. Por meio de um Controlador de Carga, esta energia é enviada para Baterias onde fica armazenada para ser utilizada, normalmente à noite ou em dias chuvosos ou muito nublados. A energia armazenada nas baterias, não pode alimentar diretamente aparelhos domésticos convencionais. É necessário, para isto, utilizar um Inversor de Tensão, cuja finalidade é converter a tensão das baterias – Corrente Contínua para o mesmo padrão utilizado pelas concessionárias de energia elétrica – 120Vca Corrente Alternada (Ver Fig. 2 ACIMA)